O hasteamento da bandeira nacional pelo prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, abriu as comemorações do Dia da Independência do Brasil, no último sábado, 7/9. O desfile cívico reuniu centenas de adultos, crianças e idosos, na orla da Lagoa Central.

O prefeito destacou que “a presença da comunidade e das escolas municipais abrilhantou o desfile da Independência”. Segundo ele, “Lagoa Santa honrou a comemoração de Sete de Setembro”. O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Emerenciano Pereira, salientou a importância do momento para o Brasil e reforçou que “a Prefeitura está de parabéns pela celebração realizada.”

As apresentações cívicas começaram às 9h e também foram prestigiadas pelos secretários municipais de Educação, Daniela Alves, e de Bem Estar Social, Stefano Tavares, além do comandante da 7ª Companhia de Polícia Militar, major Walter Anselmo Simões.

O desfile foi marcado pela apresentação de 19 escolas municipais, de sete viaturas da Polícia Militar, de integrantes Lions Clube Lagoa Santa e do grupo de cavaleiros do Haras Vale dos Sonhos. O major Walter Anselmo Simões avaliou o evento de maneira positiva. "Posso dizer que este foi o melhor desfile de Sete de Setembro que já participei, por não se estender mais que o devido e não deixar o público cansado.", afirmou o militar.

Segundo a secretária de educação Daniela Alves, as escolas da região deram uma lição de cidadania ao participarem do evento por espontaneidade, trazendo às ruas crianças, adolescentes e adultos que estudam ou trabalham nas instituições. O professor de música Levi Gonçalves, responsável pela apresentação das bandas de fanfarra das escolas do município no evento, declarou, "participar deste evento é ensinar aos jovens os conceitos ligados ao respeito, á disciplina e até aos limites." afirmou o músico.

Para o público que prestigiou o evento, cidadania e patriotismo é uma questão que não deve ter barreiras de idade. Em função disso, Elce de Matos Silva levou para desfilar junto a ela suas netas Sophia e Olívia, de 2 e 6 anos, respectivamente. Na opinião dela, "é importante que as crianças participem desde cedo destes eventos para que criem o conceito de cidadania."

O autônomo Adão Augusto reforçou que “o orgulho de ser brasileiro é maior em virtude dos 191 anos de independência do Brasil e da comemoração realizada.”