Nada menos que onze alunos lagoassantenses de escolas municipais ganharam medalhas na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada esse ano pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os alunos foram julgados por uma comissão de astrônomos profissionais vinculados à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O prefeito municipal Dr. Fernando Pereira só foi informado do desempenho dos alunos da rede pública municipal nesta quarta-feira (2/10), pois embora a Olimpíada tenha sido realizada em maio deste ano, somente agora as entidades promotoras divulgaram oficialmente os resultados.

Dos alunos lagoassantenses contemplados com medalhas na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, três pertencem à Escola Municipal Professora Mércia Margarida L. Machado, na região norte da cidade; sete são vinculados à Escola Municipal Odete Valadares, na região da Lagoinha de Fora; e um, à Escola Municipal Dr. Lund, na região central. Os alunos contaram com o acompanhamento dos professores Sonia Tertuliano dos Santos (Mércia Margarida), Albertino Ferreira Paiva (Dr. Lund) e Ana Izabel Moura Neves.

Os estudantes de Lagoa Santa obtiveram ao todo sete medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Entre os alunos que conquistaram medalha de ouro estão Luana Camilly de Paula Reis, Rychard Pedro Moura Romão, Mateus de Moura Oliveira, Letícia Aparecida Barbosa, Daygles Souza Martins, Alderban Sandrone Inácio Fonseca e Samuel Vianey da Silva.

Conquistaram medalhas na modalidade prata Samuel Reis dos Santos, Amanda Carolina Prates dos Santos e Gleisiane Francisca Martins. A aluna Bruna Gonçalves Gomes obteve Medalha de Prata.

Correspondência assinada pelo Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o astrônomo e professor-doutor João Batista Garcia Canalle, cumprimenta o prefeito Fernando Pereira, “pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores e escolas” na Olimpíada.

A XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica contou com a participação 775.023 alunos de escolas públicas brasileiras. Outros 53.2566 estudantes participaram da VII Mostra Brasileira de Foguetes. Os dois eventos contaram com a colaboração de 62.993 professores, representativos 8.974 escolas. Além disso, mais 1392 professores vinculados a 1.392 escolas participaram da Mostra de Foguetes.