O anúncio de projetos de conscientização sobre temas presentes no cotidiano escolar, que serão desenvolvidos durante o ano letivo pela “Equipe Saúde na Escola”, marcou a “1ª Festa da Família”, realizada nesta quinta-feira, 03/10, na Escola Municipal Professor Mello Teixeira, na divisa dos bairros Bela Vista e Santos Dumont. O evento organizado pelas Secretarias Municipais de Saúde e da Educação envolveu alunos, educadores e familiares.

Na festa, foi divulgado que os projetos vão abordar questões ligadas à saúde, à sexualidade, a práticas preconceituosas (bullying), dentro da instituição. De acordo com Vivian Caroline Valle, referência no Posto de Saúde da Família, esses temas serão desenvolvidos com trabalhos adequados a cada idade.

Bullying
A Professora Roberta Imaniche, que sofreu bullying quando pequena, alertou os pais sobre a importância de estarem presentes na vida social e escolar dos filhos, ajudando-os a enfrentar atitudes hostis e discriminatórias por parte de colegas. “Sofri esse tipo de preconceito em duas fases da minha vida – quando raspei a cabeça em função da quimioterapia e quando perdi parcialmente a visão - e foram meus pais que me ajudaram a superar. Crianças quando se sentirem ameaçadas devem falar com seus pais, com o professor, pois o bulliyng dói e faz sofrer”. A professora conclui que “se adaptar com a diferença não é fácil, mas tem que acontecer”

A diretora da Escola Professor Mello Teixeira, Cristiane Almeida, disse “estar feliz por receber os profissionais de saúde na escola”, garantindo que vai fazer de tudo para esta pareceria dar certo. Mãe de quatro filhos, todos estudantes na instituição, Josenilde Ribeiro, disse gostar da iniciativa.

Apresentações

A 1ª Festa da Família contou com apresentação de uma paródia produzida pela conselheira de saúde Anete Martins, um jogral realizado pelos professores da escola, apresentação rítmica das turmas do 3º e 5º ano, elaborada pela professora de Educação Física Mariana Ribeiro.

Também foram realizadas pelo educador físico Gleison, da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), uma serie de alongamentos, envolvendo os presentes. Logo após, a banda de fanfarra da escola marcou sua participação no evento.

A festa foi encerrada com um sorteio de prêmios, um dos quais, uma bicicleta, recebida pela estudante Jaquislene de Oliveira. Os prêmios foram doados à escola pela comunidade.

{oziogallery 504}