Em busca de aperfeiçoamento e antenados com as inovações tecnológicas e suas influências na aprendizagem dos alunos, os professores da rede pública de ensino de Lagoa Santa são destaque na matéria divulgada pelo site da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre a especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico. Acompanhe a matéria na íntegra.


Ticeb registra grande procura por parte de professores da rede pública


Na última sexta-feira, 18, terminou o período de inscrição para a especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico (Ticeb). É a terceira vez que o curso é oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade à distância. Nas outras duas oportunidades, foram registradas grandes procuras, mas não como no processo seletivo de 2013. Ao todo, 885 realizaram a inscrição online, com 337 pessoas efetivando a inscrição em seis polos de apoio presencial. Elas concorrem a 175 vagas.

A cidade com maior procura foi Lagoa Santa: 196 inscrições online e 91 efetivações. Como são 25 vagas para cada polo, na cidade a relação é de 3,64 candidatos por vaga. Concorrência alta também em Araxá, onde ocorreram 74 inscrições efetivadas: 2,94 candidatos/vaga. De acordo com o coordenador-geral do Centro de Educação a Distância da UFJF, José Aravena, a grande procura por parte dos professores das redes públicas de ensino, público-alvo da especialização, mostra que eles estão atentos às mudanças pelas quais a sociedade tem passado.

“Sabemos que hoje grande parte dos estudantes dos ensinos fundamental e médio vive em um mundo em que as tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte do cotidiano. As formas de aprender e de se relacionar envolvem o uso de tecnologias. Isso traz desafios, já que os professores precisam atualizar os seus conhecimentos e suas práticas em função dessa realidade. Então, vejo que os professores estão extremamente interessados na temática porque ela é evidente. Muitos professores já percebem que não é necessário brigar com o celular, e sim entender qual o papel dele dentro do processo de vida e de crescimento dos alunos”, expõe Aravena.

Ainda segundo o coordenador, a qualidade do curso e a aplicabilidade dos conhecimentos dentro das salas de aula são outros fatores que levaram à grande procura por parte dos professores. “A UFJF tem feito grandes esforços para que esse curso tenha qualidade e aborde temas que são de relevância para as circunstâncias atuais. Estamos na terceira turma e as duas primeiras também tiveram demanda grande, mas certamente dessa vez foi muito maior que as outras. O curso vem se consolidando como uma proposta de ação direta nas escolas. Isso também tem repercutido no público-alvo, porque há relatos sobre a eficiência que esse tipo de aprendizado que estamos fornecendo traz para a vida do professor na escola”.


O resultado final da seleção de alunos para o curso de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico será divulgado no dia 14 de novembro de 2013, a partir das 17h, neste site.

Thiago Stephan

Fonte: Universidade Federal de Viçosa http://www.cead.ufjf.br/index.php?option=com_content&;view=article&id=2527:2013-10-23-17-36-16&catid=1:noticias&Itemid=50