A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma reunião com pais, professores e cuidadores, para apresentar o programa de treinamento que será realizado para as escolas da rede pública no próximo ano, voltado para crianças com transtornos do espectro do autismo.

A ideia do programa é inserir de forma consciente essas crianças nas escolas municipais de ensino regular, mostrando aos responsáveis qual a melhor maneira de lidar com as dificuldades das crianças.

“As crianças com transtornos do espectro do autismo têm dificuldades, mas também possuem uma capacidade imensa, só é preciso saber identificar essas habilidades”, declarou a coordenadora de inclusão no Município, Walkiria Fontes.

O primeiro contato com os pais, professores e cuidadores que já vivenciam essa prática de inclusão de autistas foi intermediado pelas psicólogas da UFMG, Daniela Gonçalves e Viviane França. Elas falaram sobre como identificar o que elas gostam, como mantê-las concentradas em uma atividade, e as práticas capazes de desenvolver a interação com os outros.

Uma das mães assistidas pelo programa, considera de fundamental importância o apoio da escola na inserção das crianças com transtornos do espectro do autismo na sociedade. “Às vezes, a gente se sente perdida em meio a essa experiência. É bom saber que podemos contar com pessoas que estão realizando um trabalho que nos faz confiar que nossos filhos terão um futuro bom”, afirmou a mãe.

Autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que provoca alteração na capacidade de comunicação, de socialização e no comportamento do indivíduo. Apesar de não apresentar uma cura, o quadro de autismo se altera de acordo com a idade, e seus sintomas podem ser minimizados com tratamento por meio de acompanhamento especializado e quando necessário através do uso de remédios.

De acordo com estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem autismo. A estimativa da instituição é que no Brasil cerca de dois milhões de pessoas sejam autistas.