A fanfarra da Escola Municipal Professor Mello Teixeira realizou na manhã desta quarta-feira, 20, uma apresentação em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Lagoa Santa, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

alt

Regida pelo Maestro Levi, a fanfarra, composta por alunos da escola, apresentou músicas que fazem parte do seu repertório e fez evoluções, empunhando cartazes contendo mensagens alusivas ao Dia da Consciência Negra.

A data, comemorada em 20 de novembro, é uma homenagem à Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto nesta data, que se tornou uma espécie de líder dos escravos fugidos das grandes fazendas.

Zumbi acolhia e dava refúgio aos escravos dentro do quilombo, local seguro e longe dos maus tratos, serviços forçados e perseguições cometidas

alt

pelo homem branco.

Ao longo do tempo, várias leis surgiram para defender os direitos dos negros. A Lei do Ventre Livre, a Lei dos Sexagenários, que deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos e à Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1988, responsável pela libertação dos escravos.