A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar nessa quarta-feira, (27/11), às 19h, no prédio da Biblioteca Pública Padre Agenor de Assis Alves Pinto (Rua Cecília Dolabela, 25, Centro), um sarau literário, voltado para a divulgação da cultura da cidade.

“O evento vai permitir que os cidadãos de Lagoa Santa conheçam e experimentem a poesia de grandes nomes da literatura e também de poetas locais, a fim de compartilharem as experiências que a poesia e a literatura, de modo geral, podem proporcionar” afirmou a gerente de biblioteca, Pâmela Machado.

As pessoas que passarem pelo local vão poder prestigiar o trabalho de escritores locais como Júnior Leal, Cleuton Bueno e Evandro Alves, que declamarão alguns de seus poemas. Também estarão presentes no “Sarau da Biblioteca”, os músicos Raul Mariano, João de Ana, Alan Curátola e Sérgio Lima apresentando suas composições.

Para Pâmela Machado, essa é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem a Biblioteca Pública, seu acervo e serviços, fazendo com que ela se torne um espaço de encontro e socialização. “A função da biblioteca precisa ser reforçada socialmente entre leitores e escritores da cidade”, afirmou ela.

Biblioteca

A Biblioteca Pública Padre Agenor de Assis Alves Pinto tem cerca de 5.800 leitores cadastrados e conta com um acervo de aproximadamente 49 mil títulos, que variam da literatura nacional e internacional ao gênero cientifico. Também há um espaço destinado a obras literárias em Braille e um serviço de áudio neste setor.

Além do empréstimo domiciliar, também são oferecidos espaço para leitura e estudos em grupo, apoio à pesquisa, área de leitura e lazer para as crianças na Brinquedoteca e Clube da Leitura uma vez por mês. Há atendimento especial para os leitores com deficiência visual na Sala Braille, que inclui oficinas de aprendizado desta linguagem e de inclusão digital. A Biblioteca também está aberta para visitação de escolas e grupos, com agendamento prévio

Para realizar o cadastro para o empréstimo de livros é necessário que o interessado compareça à Biblioteca nos dias úteis, das 7h30 às 18h, munido de identidade e comprovante de residência. No caso de crianças e adolescentes, estes devem estar acompanhados dos responsáveis legais, com certidão de nascimento.