As escolas municipais de Lagoa Santa vão encerrar o ano letivo na sexta-feira, (13/12), com as despensas cheias de mantimentos, frutas e legumes. Para evitar desperdício, a chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura, Euvani Lindourar, orientou as cantineiras a complementar o cardápio da semana com os produtos perecíveis (frutas, verduras e legumes).

Na Escola Municipal Dona Santinha, na Várzea, o feijão enriquecido com carnes, ganhou acompanhamento de legumes e salada na terça-feira, (10/12), além do arroz que já é parte do cardápio sugerido pela nutricionista da Prefeitura, Paula de Oliveira.

A Escola Messias Pinto Alves, no Palmital, serviu para seus alunos nessa quarta-feira, (11/12), uma refeição colorida, com arroz temperado com frango, cenoura e pimentão, acompanhado de feijão e salada. De sobremesa, ofereceu uma salada de frutas.

O strogonoff, que faz tanto sucesso entre os alunos da rede pública, ganhou um acompanhamento especial de nutrientes na Escola Municipal Dona Marucas, no Ovídio Guerra, que fez questão de complementar o prato com uma rica salada.

Para nutricionista Paula de Oliveira, o correto é “que as escolas da rede sigam o cardápio recomendado, e que as eventuais alterações feitas nas refeições não causem perdas
nutricionais para as crianças”.

Durante todo o ano letivo de 2013, a equipe do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura esteve em contato permanente com as 23 escolas municipais, buscando sempre o melhor para cada uma delas, ouvindo reclamações e sugestões, avaliando e orientando da melhor forma possível diretoras e cantineiras. Mas, segundo orientação da Secretaria Municipal de Educação, o comprometimento com a alimentação das crianças deve ser de responsabilidade de todos da rede de ensino, que devem respeitar o cardápio elaborado pela nutricionista e informar possíveis irregularidades.