A Prefeitura Lagoa Santa realizou nessa quinta-feira, 2/01, no auditório da Escola Dr. Lund, a cerimônia de posse dos diretores e vices-diretores das escolas da rede municipal de ensino, que vão ocupar os cargos de 2014 a 2016. O evento, que contou com a presença do prefeito Dr. Fernando Pereira, foi prestigiado por educadores e cidadãos lagoassanteses.

Foto Vanessa Fernandes

“A prefeitura esta do lado de vocês e com as portas abertas, para ajudar nessa caminhada. Vocês são agentes políticos que vão trabalhar pelos outros ensinando, respeitando e sendo respeitados”, afirmou o prefeito Dr. Fernando Pereira aos diretores e vices-diretores.

Em Lagoa Santa, o processo de seleção de diretores e vice - diretores das 18 unidades de ensino municipal aconteceu no segundo semestre de 2013. Numa primeira etapa, os interessados fizeram provas de conhecimentos específicos, que selecionou os candidatos aptos aos cargos. Depois, houve a eleição, em que pais, professores e funcionários e alunos acima de 14 anos tiveram a oportunidade de escolher os futuros gestores de suas escolas.

“Essa é uma noite histórica, porque no país, muitos municípios ainda não se encontraram e não traçaram suas metas para encontrar seus dirigentes, estando presos a indicação meramente política. Aqui, o processo é democrático, além de exigir o conhecimento teórico, técnico e especifico”, declarou a secretaria de educação Daniela Alves.

Para a diretora da Escola Municipal Dona Naná, Sidnéia Marques, a administração escolar não se resume a dimensão técnica, mas configura-se um cargo político que contempla a comunidade. Para ela, “o exercício da função de diretor deve ser acompanhada por estratégias que ampliem os horizontes da democratização, através da participação, do planejamento e da organização da instituição”, afirmou a diretora.