altA Prefeitura de Lagoa Santa realizou nessa segunda-feira, 27/01, às 19h, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, a cerimônia de lançamento oficial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertado no município em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

alt

O evento foi marcado pela presença do prefeito Dr. Fernando Pereira e de representantes do governo estadual e federal.

“Lagoa Santa tem, hoje, uma economia baseada no setor de prestação de serviços, onde cerca de 73% da população ganha até três salários mínimos. Queremos mudar essa realidade através da especialização. É preciso que a população tenha uma visão futurista e queira ser mais do que um ator coadjuvante nas mudanças que estão acontecendo no município”, declarou o prefeito.

O programa

Presente em Lagoa Santa desde dezembro de 2013, o Pronatec é uma iniciativa nacional que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino médio no país, ampliando e democratizando os cursos de educação profissional. De acordo com Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenadora Adjunta do Pronatec/IFMG, professora Jaqueline Oliveira, essa parceria com município só foi possível por que a prefeitura buscou pela iniciativa.

“É preciso que as pessoas tenham acesso a cursos que realmente mudem a sua vida e para isso queremos levar o Pronatec para todos os municípios do país. Isso, no entanto, só é possível quando a prefeitura busca pelo serviço, como a de Lagoa Santa”, afirmou a professora.

De acordo com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, professor Caio Bueno, a estimativa do governo federal é de que até o final de 2014, o Pronatec tenha especializado cerca oito milhões de pessoas no país. Em Lagoa Santa, só este ano, serão formadas 18 turmas de especialização, com um total de 360 alunos.

“A única forma de mudar a realidade social do país é através da educação de qualidade”, informou o reitor.

alt

Benefícios para os estudantes

Em Lagoa Santa, os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego serão realizados nas Escolas Municipais Dr. Lund e Professora Claudomira. Os alunos vão receber ajuda de custo, material e cobertura contra acidente durante o tempo que permaneceram no curso. Para a secretária municipal de Educação, Daniela Alves, o sucesso do programa no município depende da adesão da população.

Informações sobre o Pronatec em Lagoa Santa podem ser obtidas pelo telefone 3627 4038 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.