O segundo dia do II Encontro de Educadores, na escola Municipal Dr. Lund, teve programação especifica para os professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além diversas oficinas pedagógicas.

Pela manhã, os professores dos anos iniciais puderam optar por participar de oficinas de conceitualização da escrita, consciência fonológica, contação de historias, ortografia, altcasinhas, planejamento interdisciplinar na educação infantil, todas voltadas para alfabetização e interação do aluno.

Aqueles que não quiseram participar das oficinas puderam assistir à palestra sobre “A justiça restaurativa e seus aspectos pedagógicos: um novo olhar sobre os conflitos escolares”, ministrada pela mestranda em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Natália Neves. Ela trabalhou com a idéia de que os alunos, independente da idade, precisam saber que fazem parte da justiça, que serão responsabilizados pelos seus atos e precisam resolver seus problemas de forma sociável.

Anos finais

Para os professores do 6º ao 9º, considerado os anos finais do ensino fundamental, a coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa e professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, falou sobre a importância do “Planejamento e avaliação nas séries finais do ensino fundamental. Para a professora, é preciso que os educadores saibam avaliar os alunos e o que está sendo ensinado ao longo de todo ano, para que se evite o alto índice de dependência no final do ano.

“O ato de aprender algo dentro da escola depende do aluno, mas também é responsabilidade do professor”, afirmou Magda Soares.

Após o término das palestras destinadas aos públicos específicos, os professores puderam se unir para ouvir a palestra que encerrou as atividades pela manhã. “Estratégia interdisciplinar e a prática pedagógica em sala de aula” foi o tema abordado pela professora-doutora em Educação Ana Ruth Starepravo, da Universidade São Paulo (USP), que trabalhou a importância dos professores realizarem um trabalho capaz de abranger todas as áreas do saber dentro e fora das escolas.

“Os professores tem currículo e meta a cumprir, mas é preciso saber trabalhar além do conteúdo” declarou Ana Ruth Starepravo.

*Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento