O escultor Humberto Inchausti, com atelier em Lagoa Santa, abriu nesta segunda-feira, 17 de março, a série de nove exposições de artes plásticas que a Biblioteca Pública Padre Agenor Alves Pinto vai realizar entre março e novembro deste ano. A exposição poderá ser visitada até o dia 28/03, de 10 às 16h, no prédio da biblioteca, que fica ao lado da Escola Dr. Lund, no centro da cidade.

Humberto Inchausti foi premiado no XIII Salão Integrarte realizado pelo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano 2000, mesmo ano em que se bacharelou em escultura pela Escola de Belas Artes. Sua formação artística seria concluída em 2002, com a diplomação em pintura. Trabalhou como monitor de escultura na instituição em se graduou por três anos, onde também foi professor de escultura em metal entre 2008 e 2009.

O escultor promoveu as exposições individuais “Cabeças”, no Espaço Cultural Banana Cipó no mesmo ano, evento repetido em 2003, no Espaço Cultural do Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte. Em 2004 e 2005, promove a exposição individual “Figuras em Metal” na Aliança Francesa. Sua última individual ocorreu em 2006, na mesma entidade, sob o nome “Autos”.

Ele participou de várias exposições coletivas, entre elas, “Dois Pontos”, na Galeria de Arte da Cemig, em Belo Horizonte, em 2001; “Artistas de Lagoa Santa”, em 2002, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves; “Cinqüentenário do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa”, em 2004; e “Artes nas Gerais”, na capital mineira em 2010.

Foi destaque na Mostra de Artes Plásticas, que integrou o Festival Regional de Cultura – Lagoa Santa Mostra a sua Cara no ano passado. Esteve presente também no 4º, 5º e 6º “Salão de Arte Universidarte”, da Universidade Estácio de Sá, em Belo Horizonte, entre 2004 e 2006.