Após conhecer o trabalho desenvolvido na Sala Braille da Biblioteca Pública Municipal de Lagoa Santa, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) contemplou a biblioteca com uma coleção composta por 498 itens destinados as pessoas com deficiência visual.

A coleção doada pela Secretaria conta com livros em braille, audiolivros, cds, DVDs, placas em thermoform ( mapas ,tabelas e esquemas em auto-relevo) além de uma rico acervo com obras clássicas de autores nacionais, estrangeiros, contemporâneos e autores da literatura infanto - juvenil.

Segundo a Gestora de Cultura da SEC, Aparecida do Carmo, a Biblioteca Municipal foi escolhida em função do trabalho apresentado por suas bibliotecárias durante o "curso de capacitação para gestores de bibliotecas públicas municipais: acessibilidade em bibliotecas públicas", realizado em novembro de 2015.

A Sala Braille da Biblioteca Pública Municipal funciona de segunda a sexta-feira horário de 7h30 às 18h. No local são oferecidas atividades como: empréstimo de livros em braille, audiolivros, cinema com o recurso de audiodescrição, inclusão digital para pessoas com deficiência visual, oficinas além de excursões a instituições culturais e palestras.

Biblioteca Pública Municipal - Rua Cecília Dolabela, nº 25 - Centro.