A Prefeitura de Lagoa Santa através da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa realiza no período de 20 a 23 de setembro o XII Paralfaletrar – Mostra de Recursos Metodológicos, criado pelas professoras da rede municipal para alfabetizar e letrar.

O evento acontece no auditório da Escola Municipal Professora Claudomira, das 8h às 17h. A Mostra, aberta ao público, é voltada a educadores e comunidade em geral.

Em 2022, o Projeto Alfaletrar comemora 15 anos de implantação, data importante que coincide com a comemoração dos 90 anos da sua coordenadora, a professora Magda Soares. Com longa trajetória na Educação, ela vem desenvolvendo esta parceria de sucesso com nosso município, numa ação de formação permanente em alfabetização e letramento ou como prefere a professora Magda, “o desenvolvimento profissional” de professores alfabetizadores.

NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

O Núcleo de Alfabetização e Letramento foi criado pelo Decreto Nº 2.104, de 26 de abril de 2011. Tem como objetivo garantir a todas as crianças da rede pública de ensino o direito de aprender a Ler e Escrever, dando-lhes condições não só de prosseguirem, com sucesso, sua escolarização, mas, sobretudo de se apropriarem de competências indispensáveis para a plena inserção na vida social e profissional.

O Núcleo de Alfabetização e Letramento insere-se no Projeto ALFALETRAR, iniciado em 2007 com as escolas da rede pública do município, e tem como objetivo desenvolver habilidades da língua escrita com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O Projeto Alfaletrar é coordenado por uma das maiores referências no país em Alfabetização e Letramento, Magda Soares, Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da mesma universidade, tem longa experiência no trabalho com alfabetização e letramento.

O Alfaletrar tem sido referência em todo o país e até mesmo fora, devido aos resultados alcançados pelo município. Em 2013 o município recebeu a visita da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, que divulgou as práticas desenvolvidas pelo projeto.

Desde o ano de 2013 a Fundação Lemann acompanha o município para divulgar em uma plataforma educacional, a experiência positiva do projeto que, através do ensino orientado por metas, tem alcançado bons resultados e, em breve, será referência nas metodologias de educação do MEC.

Acompanhe a exposição na Escola Professora Claudomira e se inspire com a metodologia dos professores no processo de alfabetização e letramento!