No feriado de 12 de outubro, profissionais poderão solicitar alvarás e outros serviços digitais na Prefeitura de Lagoa Santa, Minas Gerais

Além de novas solicitações de documentos e certidões, também será possível acompanhar a situação de pedidos já realizados. Veja como.

A Prefeitura de Lagoa Santa manterá o atendimento aos profissionais que precisam solicitar serviços da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Serviços do município mineiro.

Mesmo neste feriado de 12 de outubro, arquitetos, engenheiros e responsáveis técnicos poderão solicitar, alvarás, certidões e outros documentos sem a necessidade de deslocamento à prefeitura.

Isso porque os serviços realizados no balcão, obrigatoriamente com a presença do cidadão, foram substituídos pelo atendimento digital, que pode ser acessado 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados e outras datas em que não há expediente na prefeitura.

O Aprova Digital - plataforma implantada pela prefeitura - permite que a solicitação de documentos e a análise desses pedidos sejam realizados de forma online e automática, sem a necessidade de deslocamento à prefeitura da cidade.

Dessa forma, segundo Marco Zanatta, arquiteto e idealizador da plataforma digital, os contribuintes possuem mais comodidade para acessar os serviços. Conectado a um smartphones ou notebook, o cidadão pode realizar todos os trâmites em qualquer lugar sem a necessidade de ir à prefeitura.

“A facilidade de acesso aos serviços através da tecnologia tem permitido que o serviço público seja mais dinâmico. A população cada vez mais quer resolver seus assuntos com a prefeitura de forma ágil e a prefeitura digital tem eliminado a barreira física, garantindo agilidade, qualidade e transparência”, ressalta Marco.

Segundo o secretário Breno Salomão Gomes, o que motivou a digitalização foi a necessidade de evolução e melhoria nos processos para reduzir o prazo de emissão de documentos.

A análise manual e física exigia o envolvimento de vários servidores e setores, o que causava uma demora na liberação dos documentos necessários para o início das construções na cidade.

“Os processos físicos exigiam bastante retrabalho, além da questão do extravio de documentos que acabava acontecendo devido à alta demanda. Estávamos perdendo energia, o que nos motivou a realizar a transformação digital”, comenta o secretário.

Como solicitar os serviços durante o feriado

O Aprova Digital substitui o requerimento feito pelo cidadão e o trabalho de análise realizado pelo servidor municipal de forma física e manual. Oito serviços estão disponíveis pelo sistema:

1. Alvará de Construção
  2. Habite-se
  3. Informação Básica do Terreno
  4. Certidão de Número
  5. Dispensa de Licenciamento Ambiental
  6. Licenciamento Ambiental
  7. Formulário de Caracterização do Empreendimento e Poda
  8. Supressão de Vegetação

Para solicitar os serviços, basta acessar a plataforma, clicar em ‘Acessar Cidades’, selecionar a cidade de Lagoa Santa para fazer o cadastro gratuitamente e começar a usar a plataforma.