VEM AÍ O PROGRAMA AMBIENTAÇÃO!

Vamos nos preparar para cuidar cada vez mais do que é nosso!

O Programa Ambientação, elaborado no âmbito do Governo Estadual, e agora desenvolvido também em toda a Prefeitura de Lagoa Santa, possui como linhas de ação o CONSUMO CONSCIENTE e a GESTÃO DE RESÍDUOS, as propostas pretendem fomentar a prática dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e orientar na implantação da Coleta seletiva, por meio de ações contínuas de sensibilização e mobilização dos funcionários da administração pública de Minas Gerais.

Podemos afirmar que o principal objetivo do Programa é promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ambientais corretas, proporcionando a melhora contínua do bem-estar dos funcionários públicos. As ações na Prefeitura começam esta semana, no período da manhã e a tarde e contará com o apoio de representantes do Governo do Estado, responsáveis pelo projeto nos prédios públicos.

Dentro dessa proposta é desenvolvida uma linha de ação, com os seguintes indicadores:

Resíduos Recicláveis

É o indicador que monitora a coleta seletiva. A partir dos materiais descartados nos coletores, é possível verificar a qualidade da separação dos resíduos e a quantidade de materiais recicláveis que deixa de ir para o aterro sanitário.

Consumo de Papel A4 e Copos descartáveis

Monitora o volume de produtos que sai do Almoxarifado utilizado nos setores, dividido pelo número de funcionários.

Consumo de Energia Elétrica e Água

Cálculo feito com base na leitura mensal do consumo na conta da prestadora do serviço, dividido pelo número de funcionários. -

Diante da propostas do programa, não podemos deixar de lembrar que existem também desafios a serem superados:

• Estimular a reflexão, a participação e a mudança de atitude dos funcionários;
  • Motivar ações e procedimentos ambientalmente corretos;
  • Usar racionalmente os recursos disponíveis;
  • Orientar a segregação e a destinação final de resíduos;
  • Incentivar a melhoria da qualidade de vida.

tela01ambientação1