Jovens, idosos e a população em geral de Lagoa Santa serão beneficiados por meio do planejamento para 2014 – 2016, elaborado pela Diretoria de Esportes da Secretaria de Bem Estar Social da Prefeitura. O plano prevê, entre várias medidas, a criação de uma lei e de um decreto que regulamentam a destinação de um percentual dos impostos municipais para o Fundo do Esporte.

A iniciativa visa regulamentar a concessão de recursos para os projetos aprovados pela Prefeitura, e faz parte de outras ações administrativas planejadas, a exemplo da criação de um Conselho Municipal de Esportes e do cadastro das atividades esportivas no sistema do ICMS Solidário, da criação de uma lei que institui o Fundo Municipal de Esportes, com o objetivo de receber recursos do ICMS Solidário, das leis de incentivo ao esporte, de patrocínios e dos repasses diretos da Prefeitura.

Ainda como parte das ações administrativas está o desenvolvimento de projetos para captar recursos através de editais, emendas, lei de incentivo federal, lei de incentivo estadual, patrocínio e doações.

Programas e projetos
A Diretoria de Esportes classificou os programas e projetos nas áreas de Desporto de Participação, Desporto de Rendimento e Desporto Educacional.

Os setores englobam a criação de núcleos de iniciação e especialização esportiva em diversos pontos da cidade, a disponibilização de espaços para a prática do xadrez nas escolas públicas e particulares de Lagoa Santa, a realização dos Jogos Estudantis de Lagoa Santa como uma seletiva municipal para os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, e do festival esportivo e de lazer, organizado para proporcionar entretenimento aos estudantes durante o período de férias escolares.

Também entre os programas e projetos está previsto que Lagoa Santa venha a sediar uma etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais, o que gera pontuação especial para o ICMS Solidário. O futebol amador no município será fortalecido por meio de um projeto estruturador, que prevê a contratação de consultoria para desenvolver projetos e acompanhar as atividades gerenciais para os clubes de futebol de Lagoa Santa.

Academia ao Ar Livre e Geração Saúde
Ainda está prevista a contratação e treinamento de profissionais, para a execução da Academia ao Ar Livre, programa que objetiva incentivar a prática da atividade física regular. Jovens entre 12 e 19 anos de idade com sobrepeso ou obesidade também serão beneficiados, por meio de um programa específico.

Outras ações previstas dizem respeito a passeios ciclísticos, ao basquete de rua 3x3, a ações para oferecer momentos de lazer durante o verão na orla da lagoa central, ao apoio para o treinamento dos atletas de Lagoa Santa através de bolsa atleta municipal, da realização de parcerias com eventos consolidados, além de outras iniciativas.