O reconhecimento do esforço do jovem atleta lagoassantense, Rogério Clemente da Silva, que vem se destacando nas corridas de 400m com barreira e salto em altura, bem como os bons resultados que os alunos da cidade estão conseguindo em competições de atletismo é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura de Lagoa Santa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para proporcionar aos estudantes a oportunidade de participar de treinos de alto rendimento de atletismo.

Implantado no município no primeiro semestre de 2013, o projeto é desenvolvido no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG com alunos das escolas da cidade. Os treinos acontecem todas as segundas, quartas e sextas, no turno da tarde e aquele aluno que se destaca tem a oportunidade de participar de competições nacionais e internacionais, além de ter a chance de se tornar uma atleta profissional.

A história do jovem Rogério Clemente, de 16 anos, confirma que a cidade possui grandes promessas do esporte que precisam apenas de um pequeno incentivo para serem revelados. Morador do bairro Vila Maria, ele conheceu o projeto quando estudava na Escola Reparata Dias de Oliveira, logo sua aptidão para o esporte foi percebida e hoje, o atleta se destaca como uma futura promessa do esporte.

Clemente afirma que o projeto desenvolvido em Lagoa Santa é importante para que os alunos possam conhecer e ter acesso a outras modalidades de esporte. “Foi conhecendo novas modalidades de esporte que consegui mudar a minha vida. Normalmente treino de quatro a cinco horas por dia, de segunda a sábado. É um treino exaustivo e a disciplina é fundamental, disciplina que aprendi a ter, por isso, sempre digo que após entrar para o esporte tudo em minha vida mudou”, disse.

Segundo o supervisor técnico de atletismo do CTE, Leszek Szmuchrowskio, em relação à cidade a parceria é vista com bons olhos e tornou-se muito importante. “Temos a cidade de Lagoa Santa como uma mina de talentos e, nestes quase três anos de projeto, surgiram vários esportistas que treinaram conosco e se destacaram. Estamos felizes com os resultados desta parceria”, finalizou.

Atletas de Lagoa Santa

De acordo com a Diretoria Municipal de Esportes, pelo menos 150 alunos de Lagoa Santa já participaram de treinamentos em diversas modalidades como salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco e corrida de 100 metros, 200 metros e 1.500 metros.

No programa desenvolvido em parceria com a Prefeitura, conforme informa a coordenadora do projeto em Lagoa Santa, Roselene Maturana, o aluno participa do treinamento em uma das modalidades desenvolvidas no CTE e, a cada trimestre novos alunos têm a oportunidade de se destacarem em uma modalidade esportiva podendo chegar a se tornar um atleta profissional.

Clemete tem futuro promissor no atletismo