Entre os dias 20 a 24 de setembro, acontece na lagoa central o Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem. São mais de 400 atletas participando do evento organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.

As competições terão início no dia 21 de setembro. Entre 8h e 18h acontecem as provas de 1000m. No dia 22, das 8h às 18h acontecem as provas de 1000m e 500m e, nos dias 23 e 24 de setembro, respectivamente, as provas de 500m e 200m. A lista de largada será publicada em 18 de setembro no site http://www.canoagem.org.br.

Pan-Americano e Sul-Americano, o mundo vai se encontrar nas águas de Lagoa Santa

A lagoa central da cidade de Lagoa Santa também receberá o seu primeiro campeonato internacional no final do mês de setembro. A competição já está sendo considerada pelos esportistas e organizadores como o maior evento de canoagem de velocidade da América do Sul.

Nos dias 29, 30 de setembro e 1° de outubro acontecerá o Campeonato Sul-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem e o Pan-Americano de Paracanoagem.

As disputas começam no dia 29 de setembro com as provas de 1000m e 200m, no dia 30 acontece a disputa dos 500m e, no último dia, no encerramento do maior evento esportivo da América do Sul acontecerá a disputa da prova de 200m.

A evolução da Canoagem de Velocidade do Brasil

Desde 2014 a Seleção Brasileira de Canoagem de Velocidade realiza seus treinos na lagoa central da cidade de Lagoa Santa/MG. Com aproximadamente 6.900 metros de extensão, a lagoa natural formada há cerca de seis mil anos foi escolhida pelo treinador espanhol, Jesús Morlán, como base de preparação dos atletas da canoagem de velocidade do Brasil.

Morlán, falecido em 2018, moldou a canoagem brasileira e com o apoio da Confederação Brasileira Canoagem (CBCa) a tornou mundialmente conhecida fazendo dos atletas Isaquias Queiroz, Erlon Santos, Nivalter Santos e Ronilson Oliveira expoentes da canoagem e grandes exemplos de superação.

Seguindo o legado de Morlán, o seu ex-auxiliar técnico e, desde 2018, técnico da Seleção Brasileira de Canoagem de Velocidade, Lauro de Souza, o Pinda, manteve o nível crescente e espetacular de desempenho da seleção brasileira em todas as competições que participou.

Celeiro de novos e promissores talentos

A cidade de Lagoa Santa, berço de atletas medalhistas da canoagem de velocidade investe em novos talentos através do projeto da Escolinha de Canoagem. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Diretoria de Esporte e Lazer e da Federação Mineira de Canoagem atende crianças e jovens de 10 a 17 anos democratizando o acesso à prática esportiva e transformando vidas. O time da Escolinha de  Canoagem de Lagoa Santa conquistou cinco medalhas, na disputa da sua primeira competição nacional fora de casa.