Cerca de 100 alunos participaram da cerimônia de entrega dos certificados de qualificação profissional dos cursos oferecidos pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Lagoa Santa. Em clima de muita comemoração, a solenidade aconteceu, na última segunda-feira (11/7), na sede do próprio Centro, na Várzea.

A diplomação foi destinada a diferentes cursos profissionalizantes, de curta e média duração, realizados de julho de 2010 a 2011. Neles os participantes, cerca de 450 ao todo, aprenderam técnicas de automaquiagem, organização de eventos, corte e escova, cozinha, marketing básico, informática básica, dentre outros.

Os cursos foram formatados e ministrados por técnicos do SENAC por meio de parceria com a Prefeitura para incentivar a qualificação dos moradores. A proprietária de um salão de beleza, Aline Silva Rodrigues, fez o módulo de corte e aperfeiçoamento de escova e aprovou os resultados.

“Aprendi muitas técnicas novas que serão colocadas à disposição de meus clientes”, disse Aline. Ela agora espera aumentar os lucros com o que aprendeu. Mesma intenção tem a maquiadora, Loraine Maiara, formanda do curso de automaquiagem. “Espero aumentar minha renda e conseguir um emprego com carteira assinada em algum salão”, comentou.

A agente de negócios do SENAC, Cássia Patrícia Falcone, está muito empolgada com os resultados obtidos. Segundo ela, o nível de aproveitamento tem sido muito bom e os participantes têm sugerido novos cursos. “A capacitação é uma ferramenta muito importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, falou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Paula Villar, reconhece que os cursos estão melhorando o potencial dos candidatos que procuram o Banco de Empregos da Prefeitura. “Esse serviço supre uma demanda do mercado de trabalho por mais qualificação profissional”, explicou.

Crescimento econômico

O crescimento econômico de Lagoa Santa tem aberto muitas oportunidades de emprego, mas a falta de qualificação dos profissionais locais tem sido um empecilho. E os cursos acabam por minimizar essa situação. Esta é uma avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Leopoldo Corrêa.

Segundo ele, quanto mais qualificados forem nossos profissionais mais chances eles terão no mercado de trabalho local. “Esperamos que, em breve, não seja mais necessário contratar pessoas em Belo Horizonte e adjacências para vagas em nossa cidade”, finalizou.

Desde que o CVT foi instalado em 2008, cerca de 3 mil pessoas já participaram gratuitamente dos cursos profissionalizantes. Já estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre de 2011.