Trinta taxistas do município, que participaram do curso de capacitação para atender melhor ao turista na Copa de 2014, concluíram o curso na última quarta-feira (27/07). A iniciativa foi um acordo entre a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG), o Senac Minas e a Prefeitura de Lagoa Santa.

As aulas ocorreram no Centro Vocacional e Tecnológico da Prefeitura (CVT). Trata-se de um projeto piloto para capacitar e certificar gratuitamente 30 taxistas da cidade. O SENAC foi responsável pela parte pedagógica do curso que teve duração de 60 h/aulas, sendo 30h presenciais e o resto a distância.

Segundo o diretor financeiro da Minas Táxi, Ivan de Souza Junior, a capacitação e a certificação são primordiais para a classe e um diferencial para os atendimentos aos turistas da Copa. “Com o afluxo de pessoas de todo o mundo, devemos estar preparados para oferecer um serviço à altura”, comentou.

A supervisora pedagógica do SENAC, Nanilde Lopes, disse que o objetivo do curso foi melhorar o atendimento prestado pelos taxistas. “Abordamos nas aulas questões como a qualidade no atendimento ao turista, informações turísticas locais, pró-atividade, além de noções básicas de inglês”, informou.

O coordenador do CVT, Nacip Gomes, comemorou os resultados obtidos com essa primeira turma. Ele acrescentou que a capacitação destes profissionais atendeu a uma demanda emergente por este tipo de serviço, principalmente, em relação ao aeroporto Internacional de Confins.

“A realização da Copa no Brasil, especialmente em BH, está exigindo do poder público um investimento na qualificação profissional de nossos trabalhadores, e Lagoa Santa, por meio da administração municipal com o CVT, está oferecendo cursos em diversas áreas.”, concluiu.

Cursos CVT
No primeiro semestre de 2011 foram realizadas mais de 2.000 inscrições para os diversos cursos do CVT, com 800 alunos capacitados. A projeção para o segundo semestre é de 3.000 capacitações concluídas.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa