A Prefeitura de Lagoa Santa e o Governo do Estado vão promover mais um trabalho do Programa Aliança pela Vida, lançado em agosto para combater e prevenir o uso de drogas no Estado. A “Rua Livre” ação que orienta e promove internações para os abusadores em álcool e drogas vai estar nesta quinta-feira (6/10), na Praça da Bíblia, de 9h às 17h.


A iniciativa é uma ótima oportunidade para usuários ou familiares que vivenciam o flagelo das drogas possam se orientar com especialistas ou se internar. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, essa é uma parceria estratégica, entre o município e o estado, pois respeita os princípios norteadores da política de atenção ao enfrentamento de abuso do uso de álcool e drogas.

“Toda aliança feita na base da cooperação e solidariedade traz benefícios aos usuários do sistema de saúde que enfrentam problemas com drogas”, explicou o secretário. Urbano acrescentou que em Lagoa Santa todos que aderirem ao programa e se internarem terão apoio e contarão com os serviços do Centro de Atenção Psicossocial para Abuso de Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

O programa “Aliança pela Vida” lançado no dia 02 de agosto, pelo governador Antônio Anastasia, é uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para enfrentar um dos graves flagelos da vida contemporânea: a luta contra as drogas.

Trata-se de um dos resultados do Decreto Nº 45.551, assinado pelo governador em fevereiro deste ano, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Apenas para este ano, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões.

Rua Livre
Locais de consumo e de venda de drogas serão ocupados com atividades culturais, esportivas e de lazer. A proposta é chegar às ruas, praças e outros espaços públicos antes das drogas.

Paralelamente, serão desenvolvidas outras ações integradas e simultâneas para inibir o uso de drogas nesses locais. Uma delas é o acolhimento ao usuário, a ser feito no próprio local por uma unidade móvel, que contará com profissionais qualificados e ajuda de ex-usuário de drogas, capacitados pelo Governo de Minas para integrar a equipe. Esses profissionais vão orientar, alimentar e fazer o encaminhamento ao serviço adequado.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Paula Villar, está muito otimista com o projeto e seus resultados. Segundo ela a Rua Livre é um programa que dá visibilidade à ação de combate ao uso de drogas e álcool, além de mostrar que o município está presente e atuante nessa luta. "O programa traz também a oportunidade de abertura de vagas de internação em comunidades terapêuticas administradas pelo Estado", comentou.

A unidade móvel estará em contato permanente com a Polícia Militar, que poderá ser acionada a qualquer momento para a repressão ao tráfico. Serão ainda feitas intervenções urbanas para melhorar a limpeza e iluminação desses locais.



Serviço:
Rua Livre de Drogas
Local: Praça da Bíblia, próximo à Rodoviária de Lagoa Santa.
Data: Quinta-feira (06/10)
Horário: de 9h às 17h


Mais informações:
Secretarias Municipal de Saúde de Lagoa Santa e de Desenvolvimento Social
(31) 3688 - 1377 / 3688 - 1372


Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa
(31) 3688 - 1301