Cerca de 260 jovens debateram temas como mercado de trabalho, incentivo à cultura e desenvolvimento sustentável, na última sexta, 23, durante a I Conferência Municipal da Juventude. O evento, realizado pelo Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) em parceria com a Prefeitura de Lagoa Santa, também teve o apoio do Instituto Promover.

Foram realizados trabalhos em grupo, palestra e mesa redonda, com participação do prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, do vice-prefeito de Lagoa Santa, Genesco Neto, do secretário municipal de Bem Estar Social, Stefano Rodrigues de Pinho Tavares, do assessor técnico da Secretaria de Bem Estar Social, Artileu Bomfim, entre outras autoridades.

O prefeito destacou que a Conferência é uma ação pioneira no município e ressaltou o esforço e sensibilidade da Prefeitura para atender aos anseios dos jovens. Segundo dr. Fernando, “qualificar a juventude é fundamental, pois o maior legado que a Prefeitura pode deixar é uma educação de qualidade em benefício da sociedade.”

A aluna Nayane Helen, do 2º ano da Escola Reparata Dias de Oliveira, salientou a importância de participar da Conferência. “Nós estávamos muito esquecidos. Agora, sinto que os jovens têm oportunidade de falar o que pensam, de propor ações que vão ser analisadas pela Prefeitura e que podem ser realizadas”, disse.

O secretário Stefano Tavares reforçou a atenção do Executivo municipal à juventude. “Nós incentivamos todas as modalidades esportivas. Recentemente, três atletas de Lagoa Santa receberam medalha de ouro numa competição estadual e vão representar o município no Rio Grande do Norte.”

O vice-prefeito também destacou a atenção conferida à juventude. Para o assessor técnico da Secretaria de Bem Estar Social, Artileu Bomfim, a participação dos jovens nos debates é fundamental, pois eles contribuem para a melhoria do país. A Diretora de Desenvolvimento Social, Virlane Farias, lembrou os adolescentes de que o site da Prefeitura de Lagoa Santa divulga informações sobre cursos profissionalizantes e vagas de emprego.