Relatório parcial das atividades da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Mulher, mantida pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, aponta que o órgão beneficiou, entre janeiro e outubro deste ano, 364 pessoas. Elas participaram de palestras temáticas e de rodas de conversa, realizadas em bairros de Lagoa Santa e que abordaram temas como a estrutura familiar e o enfrentamento da violência contra mulheres adultas e idosas.

Também no mesmo período, a Coordenadoria realizou 124 atividades, entre atendimentos, acolhimentos, eventos, visitas a equipamentos e a órgãos de defesa das mulheres, palestras temáticas, rodas de conversa, reuniões de planejamento de ações, projetos e programas, além da participação em seminários.

Como órgão da Prefeitura responsável por defender e fiscalizar os direitos das mulheres, protegendo o segmento de todos os tipos de violência, a Coordenadoria também realizou acolhimentos e encaminhamentos psicológicos individuais.

Projetos

Entre janeiro e outubro deste ano, a Coordenadoria sugeriu a implantação de seis projetos sociais, a exemplo do Cuidando-se para Viver Melhor. A iniciativa, que está em execução, consiste numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para que os sinais de violência física ou verbais sejam identificados com maior eficiência nas Unidades Básicas de Saúde.

A ideia é encaminhar as vítimas ao programa Cuidando-se para Viver Melhor, a fim de evitar novas agressões.

Já o projeto Restauração busca desmistificar a violência como um ato natural. Partindo da constatação que a maioria dos agressores vem de lares violentos, a iniciativa realiza o atendimento dos homens, para que eles não sejam vistos apenas como réus, mas também como pessoas que precisam de ajuda, o que traz como benefício a reestruturação das famílias.

Fomento à Fruticultura

Para beneficiar um grupo de 30 mulheres responsáveis pela maior parte da renda de suas famílias, a Coordenadoria apresentou proposta para o desenvolvimento da fruticultura em propriedades e quintais. O objetivo é implantar pomares demonstrativos e didáticos, que fornecerão mudas e estacas para a revitalização dos pomares domésticos, visando à comercialização dos doces artesanais de frutas na rota de turismo da Lapinha.