A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria de Bem Estar Social/Diretoria de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, lançou um Manifesto pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia oito de março. Leia, abaixo, o manifesto:

MANIFESTO PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria de Bem Estar Social/Diretoria de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, reaviva a lembrança da trajetória das lutas femininas, dos sonhos de emancipação e das grandes mobilizações cívicas que levaram a transformar o oito de março no Dia Internacional da Mulher. Celebrado desde 1910, este dia recorda que na mesma data, no ano de 1857, em Nova York, um incêndio intencionalmente provocado matou mais de 150 tecelãs, com idades entre 13 e 25 anos. Motivo: ter participado de uma marcha por melhores condições de trabalho, guiadas pelos ideais de igualdade e dignidade.

Mesmo depois desta data histórica e as luzes que ela jogou sobre a condição feminina na sociedade, a mulher continuou excluída de participar de ações e decisões importantes, discriminada, oprimida, considerada apenas em sua condição de reprodutora.

Em 2014, mais de um século e meio depois, apesar de algumas conquistas obtidas, essa situação ainda não acabou totalmente. Milhares, talvez milhões de mulheres, continuam vítimas de violência doméstica, discriminação, preconceito, salários diferenciados, assédio sexual e muitos outros tipos de abusos.

Em Lagoa Santa, a situação da mulher não é diferente. Por isso, desejamos sinalizar para a sociedade que o Dia Internacional da Mulher deve ser, sim, comemorado. Mas, não apenas como uma data para entrega de flores e presentes, mas também como um alerta e um chamamento à luta pela promoção e autonomia da mulher, pela prevenção e pela responsabilização da violência de gênero e pela proteção aos seus direitos. Enfim, por tudo que caracteriza o pleno direito à vida.

A administração municipal, por meio da Coordenadoria da Mulher, discorda das ações ainda presentes em nossa sociedade, que banalizam e deturpam as iniciativas destinadas ao cuidado e à proteção da mulher. Estas ingerências, contudo, não conseguirão paralisar o trabalho do órgão, em promover políticas públicas que proporcionem justiça social às mulheres lagoassantenses.

Neste oito de março de 2014, Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, respaldada pela administração municipal, apela à solidariedade humana para fazer desta uma data de conscientização, de respeito e de repúdio ao preconceito contra o gênero feminino.

PARABÉNS MULHER!

PARABÉNS HOMENS DE BEM, QUE VALORIZAM E RESPEITAM A MULHER!