Será inaugurada nesta sexta-feira, 14/02, às 14h, a partir do Aeroporto de Confins, a nova sede do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credec), com as presenças do governador Antônio Anastásia, do Secretário de Aviação Civil do governo federal, Moreira Franco, e do o prefeito de lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, entre outras autoridades.

A inauguração das novas instalações do Centro de Recuperação ocorre em uma cerimônia em que também será inaugurado o Aeroporto Industrial, será feita a apresentação do Plano Máster Econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde Lagoa Santa está inserida, e a assinatura do Memorando de Entendimento do Programa de BioQuerosene para a Aviação.

Nova sede
A nova sede do Credeq está situada no bairro Palmital III e foi construída com recursos estaduais originários da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), em terreno cedido pela prefeitura municipal.

Construída em 12 meses, a nova sede foi totalmente projetada em função do trabalho da instituição, que atua na recuperação de pessoas dependentes de drogas lícitas e ilícitas e na sua reintegração social e de sua família. A obra observou as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a recuperação de pessoas quimicamente dependentes.

Conta com blocos de terapia, área para terapias externas, enfermaria, consultórios médicos e odontológicos, de blocos de alojamentos pessoais para as pessoas em regime de internamento, um bloco administrativo, além de equipamentos de apoio cozinha e lavanderia.

O fundador e diretor-executivo do Credeq, pastor Wellington Vieira, afirma que a nova sede é pioneira no Estado e no País. “A gente apresenta a obra a Minas Gerais e ao Brasil para que ela sirva de modelo, seja replicada em benefício das pessoas com problemas iguais as que assistimos”, comentou o pastor.

Atuação do Credec
Hoje, na atual sede local, no terreno da extinta Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem), a instituição trabalha com 30 pessoas em regime de internato, e 60, que recebem tratamento ambulatorial. Desenvolve, com a Prefeitura Municipal, o Programa Vida Feliz, destinado a pessoas em estado de vulnerabilidade pessoal e social; o Território Aliança com o estado e o município, para o atendimento à população de rua; e é a única cadastrada pelo governo federal para o programa do crack.

O Centro de Recuperação de Dependentes Químicos trabalha, na cidade, com uma equipe, onde atuam dois assistentes sociais, um psicólogo, um enfermeiro e quatro monitores. Este grupo é reforçado pela presença de 15 estagiários de instituições universitárias como a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e por um grupo de voluntários sociais de igrejas evangélicas de diferentes denominações que atuam em Lagoa Santa.