Será inaugurado nesta sexta-feira, 21/03, às 16h, no bairro Várzea, o pólo Lagoa Santa da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec), que vai disponibilizar aos moradores do município o acesso gratuito a cursos de educação à distância de formação profissional e de graduação tecnológica. A inauguração contará com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, e do prefeito Dr. Fernando Pereira, entre outras autoridades.

O pólo da Uaitec funcionará na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), à Rua Tristão Mariano, nº 145, resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo estadual. Nesta iniciativa, coube ao Estado a montagem da estrutura para as aulas e, ao município, o fornecimento dos professores e a manutenção dos equipamentos.

O Uaitec vai oferecer gratuitamente cursos de idiomas (inglês, português e espanhol), tecnólogos e de graduação e pós-graduação em gestão. A primeira turma do curso de espanhol já está em funcionamento, com todas as vagas preenchidas. As aulas serão acompanhadas em duas salas climatizadas com capacidade de 25 alunos cada, com estrutura de vídeo conferência, lousa digital e data-show

Uaitec

O objetivo da Uaitec é permitir o acesso à formação universitária a um número maior de cidadãos. Em Minas Gerais, o programa une a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Montes Claros com as instituições federais, para que os cursos oferecidos pelo programa cheguem, num primeiro momento, a 100 municípios mineiros, e depois, a 200, com população superior a 20 mil habitantes. A meta nacional do programa é ampliar de 210 mil para 600 mil as vagas de ensino à distância no país.