O prefeito, Dr. Fernando participou nessa sexta- feira, 22/8, no prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, da cerimônia de adesão ao protocolo de intenções do Consórcio Mulheres das Gerais. Com a iniciativa Lagoa Santa passa a integrar o grupo de oito municípios que juntos vão poder alinhar projetos e desenvolver soluções e ações voltadas para a política pública de proteção a mulher.

Durante a cerimônia a superintendente do Consórcio, Ermelina Ireno, destacou que a adesão dos municípios ao consórcio tem ajudado a construir um novo cenário, " antes os números de pessoas que procuravam ajuda era muito velado, com as ações de prevenção e os acolhimentos realizados por meio das ações do consórcio as mulheres se sentem mais seguras ao denunciar", destacou.

Para o Prefeito de Belo Horizonte e presidente do consórcio, Marcio Lacerda, a aliança entre os municípios tem dado grandes resultados, " falta muito, mas já temos muitos avanços e esse trabalho em conjunto vai permitir que as nossas iniciativas sejam aprimoradas para que mais pessoas possam ser atendidas", afirmou.

O Consórcio prevê medidas como acolhimento na Casa Sempre Viva e abrigo em pousadas e hotéis por até 48h destinado às mulheres vítimas de violência. De acordo com o Prefeito, Dr. Fernando, o consórcio representa um complemento importante para as ações que já vem sendo realizadas no município. "Já alcançamos números expressivos de atendimento as mulheres, no entanto, aquisição de novos recursos e equipamentos torna esse serviço mais eficiente", afirmou.

Para a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher de Lagoa Santa, a iniciativa da Prefeitura representa um grande incentivo ao trabalho que vem sendo realizado ao capacitar profissionais e promover um trabalho em conjunto com outros municípios além de oferecer abrigos com segurança e acolhimento adequado.

Consórcio Mulheres das Gerais

O consórcio criado em 2007 tem objetivo de realizar ações de proteção as mulheres vítimas de violência. Fazem parte do consórcio as cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará e recebeu adesão nessa sexta-feira, 22/8, por quatro novos municípios Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Itabira e Nova Lima.