A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher se reuniu nesta quinta-feira, 16 de abril, com o comandante do Batalhão da Polícia Militar em Lagoa Santa, Major Wilmar F. Silva. O objetivo foi discutir medidas de prevenção contra a violência doméstica e estreitar as relações entre as duas instituições na busca de ações de combate à violência de gênero no município.

Durante a reunião, foram apresentadas as funções da Coordenadoria e do Centro de Referência da Mulher, e as propostas de prevenção e alternativas para melhorar o atendimento às vítimas de violência doméstica, no âmbito de atuação da Polícia Militar.

Comprometido com as questões relacionadas à mulher, o Major Wilmar mostrou-se sensível ao trabalho da Coordenadoria e ressaltou a importância do encontro. " Esta reunião marca o início de um novo tempo em Lagoa Santa, com a criação de pactos e fluxos institucionais para uma ação articulada entre a PMMG e a Coordenadoria da Mulher, capacitação / sensibilização do efetivo do Batalhão na cidade, designação de policial feminina referência e outras ações, que terão reflexos diretos na população lagoassantense".

De acordo com dados da Coordenadoria, a Prefeitura de Lagoa Santa registrou até agora, 499 casos de violência contra a mulher, dos quais 137 mulheres foram acolhidas e receberam assistência social, psicológica e jurídica. Em 2013 foram 28 atendimentos, em 2014 352 e só este ano já foram atendidos 119 casos.

Violência contra a Mulher é crime (moral, psicológica, física, sexual e patrimonial).

O número para denúncia é 180.