A Prefeitura de Lagoa Santa promoveu nesta terça-feira, 02/06, o encontro entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e os órgãos municipais responsáveis por desenvolver e aplicar políticas assistenciais às mulheres vítimas de violência. O objetivo do evento é promover a sensibilização e intercâmbio entre Poder Executivo e a polícia, na busca por alternativas de prevenção e proteção a mulher.

Ressaltando a importância do encontro, o major da Cia de Missões Especiais, Wilmar Silva, destacou que a intenção é ir além do atendimento inicial. "Nossa ideia é aproximar todos os órgãos para minimizar o sofrimento da mulher, no momento do registro do boletim de ocorrência. Não basta apenas a ocorrência, temos que unir forças para ir além do atendimento inicial," afirmou.

A psicóloga, psicopedagoga e primeira-dama, Selma Burni, reforçou as palavras do major e reafirmou o compromisso da Prefeitura com o acolhimento da mulher nesses casos. "Muito tem sido realizado na área de políticas assistenciais, mas não se pode negar que as mulheres ainda são agredidas, e, a acolhida dessa mulher ainda é muito difícil, sendo necessário um trabalho em equipe", disse.

Durante o encontro, a sargento Silvia Adriana da Silva apresentou o trabalho de conscientização e capacitação realizado com os polícias que atendem ocorrências ligadas a agressão a mulher em Belo Horizonte. De acordo com a sargento, o trabalho tem contribuído para a diminuição de registros de homicídio.

No encontro também foi apresentado os serviços oferecidos pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher e do Consórcio Mulheres das Gerais. Além dos dois equipamentos a Prefeitura realiza o trabalho intensivo de prevenção a violência por meio dos Centros de Assistência Social, Secretaria de Saúde, parcerias com os Conselhos Municipais, entre outros.