Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres promoveu na tarde do dia 09, a palestra “Atendimento às mulheres vítimas de violência”, no auditório da Escola Municipal Professora Claudomira. O evento faz parte da semana de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher.

O tema foi abordado pela professora Sara de Pinho Cunha Paiva, médica ginecologista e obstetra do Hospital das Clínicas e coordenadora do Serviço de Atendimento de Violência Sexual da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e teve como ouvintes médicos, enfermeiros, psicólogos e profissionais da assistência social do município.

O objetivo da apresentação foi orientar e dar conhecimento aos profissionais da saúde e assistência social sobre técnicas de abordagem e procedimentos de encaminhamento de mulheres vítimas de violência aos serviços especializados disponíveis pela rede pública.

IMG 1499 baixa

“O assunto é relevante e deve ser enfrentado pelo serviço de saúde com muito comprometimento”, afirma Dra. Sara Paiva. Em Minas Gerais, 47% dos casos de violência têm como vítima mulheres, que sofrem de violência física, doméstica e sexual.

De acordo com o prefeito Rogério Avelar, "um dos nossos maiores desafios é ampliar e garantir um serviço assistencial de atendimento à mulher humanizado e eficiente”.