Jovens em busca de uma colocação no mercado de trabalho têm agora uma ótima oportunidade para aumentar as chances de conseguir um bom emprego. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Escola Padre Menezes vai promover a oficina “Construindo meu Currículo”, durante a primeira semana de abril, para alunos do ensino médio.

A oficina é uma iniciativa do Banco de Empregos da SMDS e partiu de uma constatação de que muitos currículos chegam ao banco com incorreções simples como ausência de informações importantes ou dados desnecessários e outras já mais graves, como erros de ortografia. Segundo a psicóloga e organizadora do curso, Moara Hauk, os candidatos tratam os currículos como uma mera formalidade e não como um documento que diz do candidato, muito mais do que está em seu conteúdo.

A Oficina vai ser ministrada junto à aula de português para integrar a teoria (ortografia, concordância, adequação à norma culta, redação de textos gerencias e outros) à prática de formulação de um currículo profissional. Moara adianta que um bom currículo deve ser claro, objetivo, bem redigido e com histórico profissional adaptado à vaga pretendida.

Durante a oficina, os alunos serão orientados a construir manualmente seus currículos com as observações dos professores. Posteriormente, eles serão digitalizados e cadastrados no Banco de Currículos da Prefeitura. Serão também fornecidas informações a respeito de cursos de formação profissional oferecidos gratuitamente pela SMDS, bem como a respeito do banco de empregos.

Banco de Empregos

O Banco de empregos da Prefeitura de Lagoa Santa tem a função de captar currículos de candidatos em diversas áreas de formação. Ele é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que media o contato entre empregadores com a mão de obra do município. Para isso dispõe de um banco de dados com cerca de 1.500 currículos. Cerca de 100 empresas de médio e grande porte do município e da região metropolitana de Belo Horizonte estão cadastradas.