O projeto de restauração da Capela Nossa Senhora de Sant’ana, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, foi contemplado no Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais. Agora, a Prefeitura terá disponível uma verba de R$ 148.750,00 para as obras, de restauração da construção do século XVIII cujo valor histórico e afetivo é inestimável para a comunidade. O valor equivale a cerca de 50 % do custo total do projeto apresentado, mas a intenção é que a obra seja iniciada em breve com recursos próprios do Município.

A Prefeitura de Lagoa Santa, utilizando verba direta, disponibilizará o valor de contrapartida - requisito do edital do fundo - para a etapa inicial de estabilização estrutural. Atualmente a construção usa escoras para sustentar o teto e as paredes. A verba do Fundo Estadual de Cultura deve ser liberada em outubro para ser utilizada nas etapas seguintes da obra.

Na Capela de Sant’ana são realizadas missas e manifestações populares muito relevantes para a cultura da cidade. A edificação foi construída em meados do século XVIII e forma, juntamente com a Fazenda do Fidalgo, os remanescentes da antiga Vila do Fidalgo, que tem registros de povoamento anteriores ao ano de 1728.

O Fundo Estadual de Cultural disponibiliza recursos para projetos que se destaquem pelo seu mérito cultural, sua importância e os benefícios proporcionados a comunidade, artistas e trabalhadores da área cultural.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura