O projeto “Irmandades do Rosário: Entre Bandeiras, Memórias e Tambores”, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, busca resgatar a memória cultural dos moradores da Lapinha promovendo a promoção e preservação da cultura negra na região, por meio de um trabalho de pesquisa e capacitação sobre a trajetória da religiosidade afro-brasileira na comunidade.

Foram realizadas até o momento várias ações no sentido de promoção, valorização e preservação da cultura negra na região, como o festejo de lançamento do Projeto para apresentação à comunidade da proposta de resgate cultural. A partir de então, foram ministradas oficinas com temas e atividades ligadas a cultura negra, como a oficina de audiovisual para edição de um documentário sobre a história e memória do Distrito da Lapinha, em que foram entrevistados vários moradores e representantes das manifestações presentes na região, como o Candombe e o Congado. Posteriormente, foi proposta também a realização de outro mini-curso de confecção de fardas, bandeiras e estandartes para a Guarda de Congado e o grupo de Candombe. Além de mais duas oficinas de construção e aprendizagem de tambores, sempre tendo como público alvo a comunidade local.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa