O projeto “Irmandades do Rosário: Entre Bandeiras, Memórias e Tambores” vai comemorar o sucesso de suas ações promovendo festa de encerramento no dia 23 de outubro. Idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o projeto busca resgatar a memória cultural dos moradores da Lapinha incentivando a promoção e preservação da cultura negra na região, os festejos começam às 13h.

Estão programadas as seguintes ações para o dia: exibição do documentário produzido em uma das oficinas realizadas pelo projeto, mostra de fotografias além de apresentações de vários grupos de tambores, destaque para participação especial de Maurício Tizumba.

O objetivo deste evento de encerramento é de promover um intercâmbio de experiências culturais com base em tudo o que foi apreendido e discutido durante o desenvolvimento do projeto.

Sobre o projeto
Foram realizadas várias ações no sentido de promoção, valorização e preservação da cultura negra na região, a começar pelo festejo de lançamento do Projeto para apresentação à comunidade da proposta de resgate cultural.

A partir de então, foram ministradas oficinas com temas e atividades ligadas a cultura negra, como a oficina de audiovisual para edição de um documentário sobre a história e memória do Distrito da Lapinha, em que foram entrevistados vários moradores e representantes das manifestações presentes na região, como o Candombe e o Congado. Posteriormente, foi proposta também a realização de outro mini-curso de confecção de fardas, bandeiras e estandartes para a Guarda de Congado e o grupo de Candombe. Além de mais duas oficinas de construção e aprendizagem de tambores, sempre tendo como público alvo a comunidade local.

A região da Lapinha, local onde foi desenvolvido o projeto possui uma relação íntima com a cultura afro-brasileira. Grande parte da comunidade está envolvida em diversos tipos de manifestações que têm a sua origem na cultura negra, como o Candombe e o Congado.

Serviço:
Encerramento do Projeto Irmandades do Rosário entre Bandeiras, Memórias & Tambores.
Dia: 23 de outubro de 2011 / Domingo

Horário: à partir das 13:00h
Entrada Gratuita

Local: Distrito da Lapinha (na Quadra da Lapinha)

Ações: Lançamento da cartilha Ilustrada
Exibição do documentário
Mostra fotográfica
Apresentação de vários grupos de tambores
Participação especial de Maurício Tizumba

Informações: Seturc - (31) 3688-1390

Realização: A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, através de sua Secretaria de Turismo e Cultura, realizou esse projeto em parceria com a ONG Gruta Lapinha Viva (GLAV) e a Fundação Palmares.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa
(31) 3688 - 1301