altO desenvolvimento do turismo na Rota das Grutas Peter Lund foi tema de um encontro de gestão articulada realizado na segunda-feira, (18/11), no auditório do Centro Administrativo, pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e a Secretaria de Estado de Turismo.

Coordenado pela Secretaria de Bem Estar Social/Diretoria de Turismo e Cultura, o encontro, que contou com a presença do prefeito Dr. Fernando Pereira, teve por objetivo apresentar as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Estadual de Turismo para o setor e discutir o desdobramento destas iniciativas no município.

“O encontro nos aproximou dos empresários do setor turístico e nos deu condições de planejarmos um 2014 com muitas ações e oportunidades de intervenção. Queremos que o próximo ano, o ano da Copa do Mundo, seja o ano do turismo em Lagoa Santa. O que só conseguiremos unindo forças com as esferas estadual e federal de governo, empresários e representantes da sociedade civil”, afirmou a diretora de Turismo e Cultura, Dôra Alves.

O encontro foi divido em dois momentos. No primeiro, pela manhã, com a presença da diretoria do Circuito das Grutas- formado por 19 cidades, entre as quais, Lagoa Santa- foram debatidos o planejamento estratégico para o ano que vem, Plano de Ação para 2014, posicionamentos de mercado, roteiros, produtos e matrizes de posicionamento.

No segundo, com a presença de representantes dos Circuitos, prefeituras, conselhos municipais de turismo, da sociedade civil, e de empresários dos segmentos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, padarias, cooperativas de táxis, entre outros, foram debatidos: a inclusão no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, federal, e no Portal Minas, estadual; instrumentos de gestão pública municipal, como conselhos, políticas, planos e fundos de turismo; e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) Turístico.