No dia 14 de junho, no Túmulo de Lund, aconteceu à cerimônia do lançamento do selo postal em homenagem a Peter W. Lund. Evento realizado pela Prefeitura de Lagoa Santa através da Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com os Correios.

Nascido em 14 de junho de 1801, o naturalista dinamarquês Peter W. Lund desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1825. Considerado o pai da paleontologia brasileira, Lund fixou residência em Lagoa Santa e por mais de uma década explorou centenas de grutas.

Peter Lund recolheu e classificou uma grande coleção de peças ósseas, e produziu vários artigos que foram publicados na Europa. Viveu em Lagoa Santa até 1880 quando veio a falecer em 25 de maio. Seus trabalhos foram de grande significação para a ciência.

Durante o evento aconteceu à obliteração do selo Lund, presidida pelo Gerente de Coordenação de Negócios dos Correios em Minas Gerais, Alexandre Magno. O Prefeito Rogério Avelar, o Cônsul Jens Olesen, o maestro da Corporação Musical Santa Cecília, Sr. “Zequinha”, o artesão Celso Vieira e a aluna Melanie Fernandes da Escola Municipal Dr. Lund participaram da primeira obliteração do selo.

A obliteração é uma cerimônia de lançamento de selos personalizados realizada pela Empresa de Correios e Telégrafos. De acordo com o gerente da agência dos Correios de Lagoa Santa, Rogério Ramon, o selo de Peter Lund estará disponível em todas as agências do Correios do Brasil.
O Cônsul da Noruega e Presidente da Câmara e Comercio Brasil – Dinamarca, Jens Olesen, falou da importância dessa homenagem a Peter Lund. “Estamos comemorando hoje o aniversário de 209 anos de Peter W. Lund, e esse selo é uma grande vitória para mim, para Lagoa Santa e para todo o Brasil e Dinamarca.

Durante o evento aconteceu também à entrega dos certificados aos restaurantes que participaram da Primeira Mostra Gastronômica Peter Lund na Rota dos Sabores entre Minas e Dinamarca. Os estabelecimentos participantes foram Hangar, Pizza Mia, Rococó, Cabana da Praia, Dedin de Prosa e Vero Ristorante.

O Prefeito Rogério Avelar falou sobre a importância de Peter Lund para o município e do significado dessa homenagem. “O lançamento do Selo significa o reconhecimento do trabalho desse paleontólogo que projetou Lagoa Santa, Minas Gerais e o Brasil internacionalmente”, disse.

Placa

Dentro Memorial de Lund foi realizado o descerramento da placa de mármore em comemoração a visita do Príncipe Herdeiro Frederik da Dinamarca a cidade de Lagoa Santa. A placa fica próxima a escultura “O Mensageiro”, monumento doado pelo Cônsul Jens Olesen ao município.