O Cônsul Geral da Noruega e Diretor da Câmara de Comércio da Brasil-Dinamarca, Jens Olesen, esteve este final de semana em Lagoa Santa acompanhado de sua esposa, Renata Olesen e de sua filha. Olesen cumpriu uma agenda de visitas e negociações visando à manutenção da concessão das obras em exposição no Museu Peter Lund, localizado na Lapinha, dentro do Parque Estadual do Sumidouro.


Após a visita às obras em exposição, o Cônsul percorreu os salões da Gruta da Lapinha onde seu antepassado, Peter Lund, realizou pesquisas e descobertas. Jens também realizou uma breve visita ao ateliê do artista lagoassantense Celso Vieira que esculpiu em madeira a imagem de Lund em tamanho real.

Finalizando a visita a cidade, o Cônsul foi ao memorial Lund, onde se encontra o túmulo de Peter Lund e de seus colaboradores de pesquisa. No local também podem ser visitados a estátua denominada “O mensageiro” e o busto do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian.

Museu Peter Lund

Inaugurado em setembro de 2012, o Museu Peter Lund é inspirado na trajetória do pesquisador naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa. Em seu acervo estão ossos humanos, de animais pré-históricos, como a preguiça gigante, tigre-dente-de-sabre, lhama, tatu gigante, gliptodonte e mastodonte e de animais ainda existentes na atualidade, como capivara, tatu, lontra e outros.

O Museu está aberto para visitação pública e o ingressos que também dão que dá direito à visitação na Gruta da Lapinha podem ser adquiridos no local. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 16h30 e o telefone para informações é o (31) 3689-8592.