Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Lagoa Santa celebrou o aniversário de Peter Lund em um evento aberto realizado na praça central. A solenidade em comemoração aos 215 anos de nascimento do cientista dinamarquês que projetou o nome de Lagoa Santa para o mundo teve início no Memorial Lund e, logo após as homenagens póstumas ao pai da paleontologia, foi realizada, no dispositivo montado na praça central da cidade, a cerimônia de entrega da Medalha Peter Wilhelm Lund.

A tradicional homenagem póstumas a Dr. Lund realizada em seu memorial, contou com  a presença de autoridades e, neste ano, representando o Cônsul da Noruega e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Dinamarca, Jens Olesen, sua esposa Renata Olesen, junto com o prefeito, Dr. Fernando, depositaram uma coroa de flores no busto de Peter Lund. No local todos puderam acompanhar a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Mello Teixeira, regida pelo maestro Levi.

Dando prosseguimento a cerimônia, no dispositivo de entrega das medalhas montado na Praça Dr. Lund, com direito a tapete vermelho, os 20 homenageados foram recepcionados pela Fanfarra da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida. Os homenageados foram condecorados com a medalha e as mulheres que receberam a condecoração também receberam um buquê de flores.

Renata Olesen, esposa e representante do Cônsul Jens Olesen, enfatizou que é uma grande alegria celebrar o aniversário de Lund. " Sempre é uma grande satisfação poder lembrar os feitos do pai da paleontologia e seu legado para Lagoa Santa e para todo o mundo", disse.

O prefeito, Dr. Fernando, destacou a importância de celebrar a data conservando e perpetuando a história da cidade. "Estamos homenageando cidadãos que assim como Lund, ajudaram e tem ajudado a construir a história da nossa cidade com sabedoria, dedicação e amor. São pessoas que se doaram para fazer um futuro melhor para a sociedade e para nossa cidade", afirmou.

A celebração de entrega das medalhas foi encerrada com mais uma apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, regida pelo maestro Levi.

Medalha Lund

A Medalha Dr. Peter Wilhelm Lund concedida a pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento de Lagoa Santa, destacando a relevância de seu patrimônio histórico e cultural.

Confira os agraciados com a medalha no ano de 2016

Ari Gonçalves de Bastos - Ex-Vereador

Belkiss Amorim - Artista Plástica e Coreógrafa

Cristina Maria de Sales Romildes Batista “Dona Romildes”