Prefeitura promove a campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim do racismo e da violência contra as mulheres, mulheres trans e meninas. Este ano, o subtema escolhido pelo município para ser trabalhado é: “Todos pelos direitos humanos”, reconhecendo o papel de cada um em prol do fim da violência de gênero e raça.

A programação segue a mobilização nacional que acontece no período de 20 de novembro, dia da Consciência Negra e vai até o dia 10 de dezembro. As ações incluem encontro cultural afro, seminário, rodas de conversas, capacitação para servidores da saúde, palestras em escolas, ações nas salas de espera das Unidades de Saúde e uma caminhada na Orla da Lagoa Central.

A ideia é conscientizar a população por meio de ações afirmativas, realizadas pela Secretaria de Bem-Estar Social, através do Centro de Referência Especializado de Atendimento às Mulheres (CREAM) e pela Secretaria de Saúde, através do Comitê Técnico de Equidade em Saúde.

A campanha nacional criada pelo Conselho Nacional de Justiça, representa um marco no aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero e feminicídio.

Ela visa desenvolver campanhas de conscientização, bem como outras ações, desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Justiça, que estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, o ODS 5, que visa estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.  O ODS busca assegurar também a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual.

Participe da campanha!

Programação:

20/11- Debate e Evento Cultural - Ocupação cultural: Conscientização sobre direitos e valorização da cultura afro.

Tema: Ciclo de debates sobre a Negritude nos espaços de poder; Apresentações culturais de matriz africana e posse dos eleitos que vão compor o Conselho Municipal de Igualdade Racial. Local: Praça Dr. Lund. Horário: 08 às 12hs.

21 a 25/11- Ação educativa nas escolas. Promover a educação sobre direitos de forma geral: igualdade racial, direitos das mulheres.

24/11- Seminário: Os desafios das políticas públicas frente às violências de gênero e raça. Local: Auditório Dr. Lund. Horário: 08 às 17hs.

Inscrição: formulário

Beatriz Grangê - “Letramento Racial: Uma perspectiva interseccional a partir dos micro racismos e micro violências na atuação pública”.

Gilberto Silva Pereira - Injúria Racial e Racismo nos termos da legislação atual.

Gabriel Henrique da Silva Guimarães - LGBTeidade: Que horas são?

Isabel Araújo Rodrigues - Assistência e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Filipe da Silva - O papel do homem no enfreamento da violência doméstica e atuação da delegacia especializada de atendimento a mulher.

Vitória Régia Izaú -  “Mulheres Negras Pesquisadoras: Narrativas de Enfrentamento ao Racismo na Academia”

27/11 a 10/11- Ações educativas nas salas de espera das Unidades de Saúde sobre direitos humanos, igualdade racial e direitos das mulheres.

03/12- Caminhada pelo Fim da Violência contra as mulheres, mulheres trans e meninas.  Local: Orla da Lagoa. Horário: 08 às 12hs.