alt

A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio do setor de Agropecuária e Abastecimento e do departamento de máquinas agrícolas, implementou o trabalho de assistência e suporte aos pequenos e médios produtores da área rural do município, no que se refere à cessão de tratores para o auxílio no cultivo.

alt

Contando com dois tratores agrícolas, um 275MF e um 5078E Johon Deree, além de uma vasta linha de equipamentos, o setor de Agropecuária da Prefeitura tem ajudado adiminuir o tempo gasto no preparo da terra para o plantio, além de contribuir para o aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro do pequeno produtor.

De acordo com o coordenador do setor, Eduardo Barbosa Fraga, os tratores realizam várias funções que poupam o tempo do pequeno produtor rural e melhoram o resultado da colheita. “Todos os equipamentos disponibilizados pelo setor poupam o tempo na preparação da terra e contribuem para agilizar os serviços de aragem, gradeamento, sulcação, plantio e enchimento de silos”, diz.

Fraga também faz questão de enumerar os implementos agrícolas que estão à disposição dos produtores. “Temos uma grade de arado de pneu, uma grade de arado hidráulica, um riscado, um arado com discos de reversão, uma carreta de madeira, uma carreta forrageira com picadeira e duas roçadeiras RPM hidráulicas. Tudo para ajudar ao pequeno produtor rural”, comenta.

Para o produtor rural Adair Inácio de Oliveira, da fazenda Córrego do Moinho, a parceria com a Prefeitura foi fundamental para aumentar a produção. “A utilização da máquina e dos equipamentos nos ajudou a aumentar a produção e diminuiu bastante o tempo de plantio, o que possibilitou aproveitar melhor a época ideal para semeadura”, disse.

O produtor também falou sobre o trabalho de recuperação das estradas rurais, melhorando o acesso às propriedades e comentou sobre o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que sempre estão na região. “Sempre recebemos a visita dos ACSs que acompanham como está nossa saúde e agendam marcação de exames e consultas. Para quem mora na área rural isto é muito bom”, afirmou.

alt

De acordo com o balanço fornecido pelo setor de Agropecuária, somente o trator agrícola realizou cerca 40 atendimentos aos produtores nos últimos sete meses.

O serviço do trator agrícola é agendado no próprio setor de Agropecuária, através do telefone 3681-9626, sendo que o produtor paga uma taxa de serviço no valor de 20 Unidade Padrão Municipal Fiscal (UPMF). A guia de pagamento deve ser retirada no setor de imposto da Prefeitura, que fica na Rua São João, 290, Centro, com horário de funcionamento a partir de 12h.