Leia, abaixo, matéria sobre capacitação de professores em Lagoa Santa, para atuar no projeto Vôlei em Rede, desenvolvido pelo Instituto Compartilhar, em parceria com a prefeitura em duas escolas municipais. O texto foi produzido pela instituição do técnico Bernardinho

Professores dos Núcleos Lagoa Santa/MG passam por aperfeiçoamento e Instituto Compartilhar dissemina sua metodologia

Durante os dias 11, 12 e 13 de março, os professores Francisco Junior e Marcos Vinícius da Silva dos Núcleos Lagoa Santa/MG do projeto Vôlei em Rede participaram do aperfeiçoamento da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, realizado pela analista de projetos, Kátia Keller. Na oportunidade, outros seis professores da rede municipal de ensino tiveram contato com a metodologia. O evento aconteceu na Escola Municipal Professor Mello Teixeira, sede das aulas de minivôlei do Núcleo Santos Dumont, com atividades teóricas e práticas bem produtivas e elogiadas pelos participantes.

Como os Núcleos Lagoa Santa são recentes (inaugurados em setembro de 2013), os professores ainda estão se adaptando à metodologia e o aperfeiçoamento é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e avaliar o desenvolvimento dos profissionais quanto à compreensão da técnica do voleibol e o ensino de valores. Já o credenciamento, possibilita que outros professores de educação física conheçam o trabalho desenvolvido nos projetos, para que possam aplicar a metodologia em outras escolas que não são núcleos do Compartilhar.

Logo no primeiro dia do evento, todos passaram a conhecer um pouco mais do Instituto Compartilhar e os princípios e diferenciais da metodologia. Para tornar o encontro mais dinâmico e interativo, os dois dias seguintes contaram com aulas práticas, momento em que a analista de projetos conseguiu perceber claramente o interesse e entusiasmo dos participantes, que apreenderam sobre as categorias Mini 2x2, Mini 3x3 e Mini 4x4, e a inserção dos valores em todos os momentos da aula. Alguns alunos do projeto na cidade participaram das atividades práticas para facilitar a compreensão dos conteúdos por parte dos profissionais.

O professor da rede municipal de ensino, Daniel Veronezzi, fez muitos elogios ao evento. “Foi muito interessante e proveitoso em todos os sentidos. Aprendemos muito a respeito da metodologia do projeto e muito do voleibol (fundamentos técnicos de jogo, táticos e etc.). A instrutora Kátia se doou bastante, demonstrou bastante domínio, facilidade e bastante interesse em repassar todos os seus conhecimentos”, relatou satisfeito. Excelente didática, dinâmica no ensino, material bem organizado, valorização das crianças e adolescentes, competência nas demonstrações e instruções e comprometimento com os alunos foram alguns dos pontos positivos destacados pelos outros participantes.

Durante o encontro em Lagoa Santa, Kátia também dedicou um tempo de sua visita para apresentar aos professores Francisco Junior e Marcos Vinícius da Silva, os resultados de 2013 e as metas para 2014, além do Sistema de Gerenciamento do Instituto Compartilhar (Sigic) que monitora quantitativamente o andamento do núcleo. Kátia dedica 17 anos à entidade, inicialmente como professora, posteriormente como coordenadora dos Núcleos Interior do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, assumindo no início deste ano a responsabilidade de analista de projetos dos cinco Núcleos Campinas/SP, dois Núcleos Lagoa Santa/MG, Núcleo Protásio Alves/RS e Núcleo Natal/RN, todos do projeto Vôlei em Rede.

Parceiros dos Núcleos Lagoa Santa/MG: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, Uptime, Instituto Ativa Brasil, com apoio da Paulinelli.

Fonte: Instituto Compartilhar