A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, vai promover no sábado, 14, a primeira etapa da Campanha Anual de Vacinação de Cães e Gatos, com o intuito de vacinar cinco mil e quatrocentos animais cadastrados no município. Para que a campanha possa alcançar suas expectativas, é preciso que a população leve seu animal aos pontos que o Departamento vai instalar em diversas localidades, nas áreas urbana e rural do município.

Nesta primeira etapa (14/09), a Campanha vai montar postos de vacinação com profissionais habilitados e funcionamento de 9h às 17h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), dos bairros Aeronautas, Visão, Campinho e Novo Santos Dumont e na Escola Municipal Messias Pinto Alves, no Palmital.

Segunda etapa
Já no sábado, dia 21, também das 9h às 17h, os postos de atendimentos serão instalados nas Unidades de Saúde da Família nos bairros Francisco Pereira, Promissão, Vila Maria, na Policlínica do Centro, Escola Municipal Antonio de Castro. Várzea, Escola Municipal Dona Marucas. Ovídio Guerra, Escola Municipal Dona Naná. Vila Maria, Escola Municipal Professor Melo Teixera. Bela Vista, Creche Nossa Senhora de Belém. Santos Dumont e no Clube dos Cabos na Vila Asas.

Alerta
O Departamento de Zoonoses alerta à população sobre a importância da vacinação de cães e gatos já que a raiva é uma doença contagiosa transmitida através da mordida, arranhões e contato direto com a saliva do animal infectado. Todo animal com três meses de idade deve ser obrigatoriamente vacinado.

Em caso de algum incidente que evidencie a infecção, o Departamento recomenda o encaminhamento da pessoa atingida ao serviço de saúde mais próximo e o animal suspeito de contaminação deve ser mantido isolado na casa de seu proprietário e sob observação por dez dias.

Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas no próprio Departamento de Zoonoses pelo telefone 3688 1446.