Com o objetivo de melhorar a saúde da população na prevenção e tratamento de doenças, além de otimizar os recursos hospitalares, a Prefeitura de Lagoa Santa lançou o programa de atendimento domiciliar Melhor em Casa, nesta quarta, 2/10, durante cerimônia que contou com a presença de vereadores e de centenas de pessoas no auditório da Escola Municipal Dr. Lund.

Definido pelo Ministério da Saúde como um modelo que substitui ou complementa o atendimento realizado em hospitais, o Melhor em Casa, também conhecido como Serviço de Atenção Domiciliar, atualmente funciona em 206 municípios de 26 Estados do Brasil.

Para ser atendido pelo serviço, o paciente precisa ser encaminhado pelas unidades de saúde e estar dentro dos critérios estabelecidos. Outro benefício do Melhor em Casa é a redução da probabilidade de infecções.

Representando o prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Moreira, destacou que o programa não busca tomar o lugar de outros serviços oferecidos. Fabiano explicou que o Melhor em Casa é mais uma ferramenta disponível para aperfeiçoar o atendimento à população.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela de Oliveira, o serviço vai favorecer pacientes e familiares, evitando internações desnecessárias.

O lançamento do Melhor em Casa também teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Robertinho, de seu chefe de gabinete, Pastor Fidélis, e dos vereadores Quintino do Escolar, Eduardo Faria e Dinággio da Auto Escola.

A representante do Serviço de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias, destacou que o ambiente domiciliar permite aos profissionais de saúde conhecer as peculiaridades do paciente, favorecendo o tratamento e recuperação. Ainda participaram do evento a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar em Lagoa Santa, Marianna Malheiros Queiroz Braga, a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar do município de Contagem, Andréia Devislane Ribeiro, e a assessora da Superintendência de Atenção à Saúde, Cláudia Rabelo.

Ações realizadas

Também durante o evento, o secretário Fabiano Moreira lembrou as ações já realizadas pela Prefeitura em 9 meses de gestão e outras iniciativas em andamento na área da saúde. Ele anunciou que o Novo Pronto Atendimento Municipal (Novo PAM) vai ser inaugurado no dia 17 de dezembro deste ano. A unidade vai funcionar no bairro Várzea. Fabiano também destacou que já foi iniciada a transferência de recursos federais para a construção da UPA 24h, a ser implantada no bairro Moradas da Lapinha. As obras serão iniciadas e concluídas em 2014.

Também para o próximo ano, o secretário lembrou que 25% do orçamento municipal será aplicado na saúde, conforme anúncio do prefeito dr. Fernando Pereira, realizado durante a abertura da VIII Conferência Municipal de Saúde, em agosto. De acordo com Fabiano, o montante, que representa um aumento de 10% em relação ao valor destinado atualmente, representa algo inédito na história de Lagoa Santa.

O secretário ainda ressaltou o lançamento do Programa Sorria Lagoa, que vai distribuir kits de higiene bucal para 10.300 alunos em Lagoa Santa, a abertura de cinco novas salas de vacina, a ampliação da coleta de exames nas policlínicas, a inauguração da Unidade de Apoio à Saúde no bairro Lagoinha de Fora, entre outras iniciativas.