Após receber certificação estadual, a cidade de Lagoa Santa passou a disponibilizar, no Pronto de Atendimento Municipal (PAM 24h), o soro antiescorpiônico. Pela primeira vez desde a sua fundação, a cidade passa a ter o soro disponível em uma unidade de saúde e profissionais habilitados para sua administração.

O soro é produzido e fornecido pelo Instituto Butantan e, para que o município pudesse administrar as doses do antídoto, foi necessário seguir uma série de pré-requisitos como adaptações físicas da unidade de saúde e a implantação de protocolos específicos de atendimento.

Uma série de medidas foram tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde como a adequação do local de armazenamento para conservar o soro a uma temperatura entre 4 e 8 graus, além do treinamento dos médicos e enfermeiros por uma equipe do hospital João XXIII, referência no Estado para tratamentos de picadas de animais peçonhentos.

De acordo com o setor de Vigilância Sanitária cerca de 95% dos acidentes envolvendo animais peçonhentos no município são causados por escorpiões. Os sintomas do envenenamento aparecem imediatamente após a picada e pode ocasionar à morte em poucas horas caso a vítima não receba os cuidados necessários para neutralizar as toxinas do veneno.

Quanto mais precoce for a administração do soro, maior é o seu potencial terapêutico e, sempre que possível, deve-se proceder à captura cuidadosa e segura do escorpião para sua identificação e a adoção do tratamento adequado.