Desde a última sexta-feira, 31 de julho, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município passaram a oferecer o tratamento de micronebulização para os pacientes com problemas respiratórios como alergias, ressecamento de mucosas nasais, infecções nas vias aéreas, entre outros. Antes os procedimentos eram realizados em apenas duas unidades de saúde da cidade.

De acordo com a gerência de referência técnica em saúde, no período de janeiro a julho de 2015 foram realizados 472 procedimentos de micronebulização no Pronto Atendimento Municipal, média que tende a aumentar devido a mudança do clima, cada vez mais seco o que contribui para o aparecimento de doenças relacionadas ao aparelho respiratório.

De acordo com o prefeito, Dr. Fernando, a expectativa é de que o investimento realizado pela Prefeitura beneficie os moradores da cidade e contribua para que o paciente tenha o atendimento adequado mais próximo de sua casa sem a necessidade de se deslocar para outra unidade de saúde.

Kit nebulizador

O nebulizador é um equipamento que permite a conversão de alguns medicamentos em uma espécie de aerosol, que é inalado pelo paciente, atingindo as regiões mais profundas das vias aéreas, proporcionando a melhoria da respiração do paciente.

Com a ampliação do atendimento para 100% das UFSs de Lagoa Santa, cada unidade de saúde passou a contar com o kit de nebulização (infantil ou adulto), além de profissionais treinados e capacitados para realizar os procedimentos.