Com a estratégia de descentralizar para conhecer, regionalizar para governar e ampliar a clínica para cuidar, a nova administração do município de Lagoa Santa convidou os profissionais envolvidos nas áreas da Saúde e Bem Estar Social a unir os esforços na construção de uma prática descentralização dos serviços, na governança solidária e no reconhecimento de que ainda há muito a ser feito pelo SUS de Lagoa Santa.

A solenidade realizada no dia 03/01, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, abriu os trabalhos da nova gestão, nas áreas da Saúde e Bem Estar Social. Estavam presentes, o prefeito, Rogério Avelar, o deputado federal, Marcelo Álvaro Antônio, o secretário de Saúde e Bem Estar Social, Gilson Urbano, a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Uanda Karine, Dr. Henrique Cardoso, representante do Ministério da Saúde nos programas, Mais Médicos e Provab, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Carolina Valle e os vereadores Carlos Alberto dos Santos e Neil Armstrong.

IMG 0656 site

De acordo com a diretora da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, Uanda Karine, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, a atuação das equipes de saúde deve ser levada muito a sério, uma vez que, 80% dos brasileiros utilizam o SUS como a único recurso disponível de atenção básica à saúde. “O trabalho de cada um de vocês representa muito para estas pessoas que dependem, exclusivamente, deste acolhimento para ter acesso à rede básica de saúde”, lembrou.

O deputado federal, Marcelo Álvaro Antônio agradeceu o convite e desejou ao município muito êxito nesta etapa que começa com grande expectativa e desafios em relação à saúde e à assistência social. Para Marcelo Antônio, quem conhece Rogério Avelar sabe da sua competência e seriedade, qualidades essenciais a um gestor público.

IMG 0681 baixa

prefeito, Rogério Avelar, enfatizou a importância da trilogia - descentralização, regionalização e ampliação da clínica - como determinante para a reconstrução do sistema municipal de saúde. Cuidar das pessoas, reduzindo as injustiças no campo social da saúde pública é o foco de todos aqueles que estão envolvidos com as políticas de prevenção e promoção da saúde pública, ressaltou o novo gestor.

Finalizando seu discurso, o prefeito garantiu que a administração municipal não vai medir esforços para priorizar a atenção básica à saúde. “Vamos fazer a diferença nestes quatro anos, a disposição para realizar aquilo que precisa ser feito será insuperável”, finalizou.

Após as apresentações, os participantes foram convidados a debater com suas opiniões e ideias e o secretário de Saúde e Bem Estar Social, Gilson Urbano reforçou a necessidade do empenho, compromisso, paciência e dedicação de todos os servidores engajados nesta gestão. Para encerrar, apresentou o documento norteador do SUS Lagoa Santa para o próximo quatriênio que será divulgado no site da prefeitura.