Os alunos da Rede Municipal de Ensino aprendem técnicas de cultivo e participam do plantio de hortaliças através do programa “Horta na Escola”. O trabalho desenvolvido dentro de sala de aula tem por finalidade integrar as diversas fontes e recursos de aprendizado ao dia a dia da escola. Além de proporcionar o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitem executar atividades em equipe.

O “Horta na Escola” estimula as crianças a debaterem temas como alimentação saudável, nutrição e meio ambiente que, aliados aos cuidados com a terra e plantas, geram situações reais e diversificadas de aprendizagem.

O trabalho na horta é diário, e cada turma é responsável, uma vez por semana, por regar as hortaliças, retirar o mato e plantar as sementes e mudas que as crianças trazem de casa. E a tarefa não para por aí não, na sala de aula, a atividade continua com os registros no “Diário da horta”, onde os alunos relatam através de textos, sentenças matemáticas, elaboração de gráficos, confecção de calendário de plantio ou ilustrações, os trabalhos contemplados nas áreas de: Educação Ambiental e Saúde, Educação Patrimonial, Matemática, Alfabetização e Letramento.

 

Fotos Horta Escola 1

Fotos Horta Escola 2