A respeito das recentes ameaças e ataques às escolas informamos que a Secretaria Municipal de Educação vem monitorando de forma sistemática todas as ações que ocorrem dentro das Escolas Municipais, de forma a prevenir e intervir em qualquer ato que possa colocar em risco a integridade física e psicológica de nossos alunos e servidores.

Nossas unidades escolares contam com o monitoramento por câmera de vídeo e toda a direção escolar está orientada a seguir os protocolos de segurança.

Além dessas ações, contamos com a parceria da 8ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais que está realizando rondas nas imediações das escolas e visitas em todas as unidades do município, garantindo a tranquilidade de todos. Para contribuir com a segurança, a Polícia Militar disponibilizou a cartilha PROTEÇÃO ESCOLAR, com o tema #paznasescolas, que foi amplamente divulgada nas nossas unidades.

Enviamos, também, ao Poder Legislativo o Projeto de Lei que cria as categorias de Assistentes Sociais e Psicólogos Educacionais para atuação nas unidades escolares. Essa ação é extremamente importante, não apenas pelos benefícios agregados ao processo de ensino-aprendizagem e na redução de dificuldades etárias de assimilação de conteúdos em si, mas também, pelas implicações nos vários segmentos da rede de Educação Básica. Assegurando o fortalecimento da participação familiar e comunitária em projetos oferecidos pelo sistema de ensino, criando estratégias de intervenção nas dificuldades escolares relacionadas a situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, vulnerabilidade social, violações de direitos humanos e sociais e intimidação sistemática (bullying).

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa através da Secretaria Municipal de Educação trabalha para construção de um ambiente escolar saudável, seguro e propício à aprendizagem e à cultura da paz.

Não mediremos esforços para garantir o cumprimento desses direitos.