A árvore Gameleira Ficus Elástica é uma espécie nativa da Índia e, por não ser uma espécie nativa do Brasil, diversas doenças e animais podem causar o adoecimento e a sua morte.

Em Lagoa Santa, a árvore localizada na Praça Dr. Lund passou por vistorias técnicas através da Diretoria de Meio Ambiente e Defesa Civil, com objetivo de avaliar o estado fitossanitário da espécie situada no local.

Ficou constatado pelos técnicos, engenheiros agrônomos que o fícus, apresenta raízes adventícias apodrecidas, casca desprendendo do tronco, vários galhos secos, com grande risco de queda sobre veículos e transeuntes, além de não apresentar brotações vigorosas, mesmo no período chuvoso.

Constatou-se também a impossibilidade de tratamento com fungicidas e/ou inseticidas para a recuperação da árvore, devido ao alto índice de apodrecimento do seu sistema radicular.

Como suas raízes são superficiais, este fator eleva se o risco de queda da mesma, representando risco à população. E diante do exposto, cabe ressaltar a responsabilidade e compromisso da administração pública em zelar pela vida.

E, neste caso, a ação representa o interesse na segurança e bem estar da população, visto o risco de queda, mesmo após a primeira intervenção em uma área de grande circulação de pessoas e veículos.

 

Foto